SISTEMA PRISIONAL

Detentas do Recife fazem festa de aniversário com celulares e bebidas

A festa teria sido realizada dentro da Colônia Penal Feminina do Recife. Em vídeo, detentas aparecem consumindo bebidas e drogas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 10/01/2017 às 12:36
Imagem ilustrativa: reprodução/internet


Nesta terça-feira (10), imagens de uma festa na Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro de Engenho do Meio, viralizaram nas redes e estão causando um verdadeiro rebuliço. De acordo com agentes penitenciários ouvidos pelo blog Ronda JC, a festa teria sido promovida por lideranças do presídio feminino.

» "Metrô do Recife terá vagão só para mulheres", diz chefe de segurança
» Em apenas 24 horas, 13 ônibus são assaltados na Região Metropolitana

Nas imagens feitas por uma das internas, as detentas aparecem usando celular, fazendo fotos entre elas, ingerindo bebidas (supostamente alcoólicas). Há ainda menção ao uso de drogas. De acordo com o jornalista Raphael Guerra, parte das mulheres que teriam usado entorpecentes já teriam sido identificadas.

Festa de aniversário

De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, uma sindicância foi instaurada para investigar o caso e as detentas envolvidas na festa já teriam sido punidas. Em entrevista a uma emissora de televisão, o secretário Pedro Eurico afirmou que se tratava de uma festa de aniversário. A informação inicial é que a festa havia sido realizada no réveillon.

Colônia Penal

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco (Sindasp-PE), a unidade tem capacidade para 200 detentas, mas abriga 691. O número de agentes não é suficiente.