MOVIMENTO

Bancários protestam contra desmonte dos bancos públicos

Dois bancos públicos, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, anunciaram planos de restruturação e agências serão fechadas e funcionários demitidos

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 12/01/2017 às 14:57
Foto: Marcela Maranhão/ Rádio Jornal

Os bancários encerraram o ato que estava sendo realizado em frente à agência da Caixa Econômica contra o desmonte dos bancos públicos. O protesto é parte da campanha nacional “Se é público é de todos” e contou com uma alegoria em forma de bolo de aniversário marcando os 156 anos de existência da Caixa.

O Banco do Brasil iniciou um processo de reestruturação com a saída de mais 9 mil funcionários. Duas unidades já afetadas e que foram fechadas foram as agências da Avenida Guararapes e do Shopping Boa Vista.

A Caixa Econômica Federal pretender reduzir em 100 o número de unidades em funcionamento em todo o país. O Plano de Demissão Voluntária pretende retirar cerca de 10 mil trabalhadores do quadro.

Os bancários temem também que o Banco do Nordeste siga esse caminho e reduza de tamanho, apesar da importância que ele tem para a economia local.
A presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, pede maior diálogo com as instituições bancárias. “Reivindicamos que sejam valorizados e respeitados os empregados da Caixa, mais empregados para que possam atender mais clientes. Um banco só sobrevive se tiver cliente”, disse.

A repórter Marcela Maranhão tem os detalhes: