CONSULTÓRIO

HPV: meninos de 12 e 13 anos podem tomar a vacina gratuitamente

De acordo com a coordenadora do programa de imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, até 2020 a faixa etária será ampliada para meninos de 9 a 13 anos

Da Rádio Jornal
Da Rádio Jornal
Publicado em 13/01/2017 às 20:56
Foto Ilustrativa

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo no mundo a oferecer a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) por meio de um programa público de imunização. Neste ano, a vacina vai está disponível gratuitamente para meninos de 12 a 13 anos. Está previsto, para 2018, ampliar essa faixa para 11 a 13 anos e, em 2020, atender aos meninos de 9 a 13 anos.

Para tratar da vacina do HPV para meninos, Graça Araújo recebeu, no Consultório desta sexta-feira (13), a enfermeira sanitarista Elizabeth Azoubel, que coordena o programa de imunização do Recife, e o urologista Filipe Tenório, especialista em infertilidade masculina. Os profissionais de saúde esclareceram todas as dúvidas sobre o vírus e a vacina. Confira na íntegra:

De acordo com o Dr. Filipe, o vírus pode ser transmitido com grande facilidade, já que a maioria das pessoas infectadas não apresentam sintomas. “Só 10% das pessoas afetadas vão mostrar algum sinal”, esclareceu. Ele alertou, ainda, para a importância da vacinação durante a infância. “Você tem que vacinar antes de a criança ter o contato com o HPV”.