SEGURANÇA NACIONAL

Ministro da Defesa começa visita às fronteiras contra o tráfico

Raul Jungann inicia atividade na próxima segunda. Para Ministro da Defesa, monitoramento é chave para frear tráfico

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 14/01/2017 às 10:05
Ministro da Defesa, Raul Jungmann. Foto: reprodução / internet

O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, vai visitar as fronteiras brasileiras com o Peru, Colômbia, Bolívia e Paraguai a partir da próxima semana. Ele falou sobre o assunto durante entrevista no programa “Super Manhã”, da Rádio Jornal, na manhã deste sábado (14).

A segurança nas fronteiras é tida como uma estratégia do Governo Federal para inibir o tráfico de drogas no país. Um relatório apresentado pelo serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas aponta que a cocaína vinda do Peru movimenta cerca de U$$ 4 bilhões ao ano. Sobre o dado, o Ministro discorda: “Acho os dados exagerados. Sabemos que existe, mas esse número está superdimensionado”, disse Jungmann.

O Ministro vai convidar autoridades dos países “produtores” de drogas que fazem fronteira com o Brasil para traçar estratégias de enfrentamento ao tráfico. Atualmente 35 mil homens são responsáveis pela segurança nos 17 mil quilômetros de fronteira do país. Raul Jungmann reconhece que esse número não é suficiente.

SISTEMA INTEGRADO

Para ampliar o controle, o Governo Federal aposta no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, Sisfron, com a utilização de satélite de baixa atitude, radares móveis, ampliação de contingente e atuação conjugada com órgãos como Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Ibama.