POLÊMICA

"Vagão Rosa" passa a atender passageiras e divide opiniões

O vagão exclusivo para mulheres no metrô do Recife, o chamando “Vagão Rosa”, funcionará no horário de pico e visa dar mais segurança às usuárias do metrô

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 16/01/2017 às 17:14
Foto: Marcela Maranhão/ Rádio Jornal

Começou a funcionar desde às 16h45 desta segunda-feira (16) o vagão exclusivo para mulheres no metrô do Recife, o chamando “Vagão Rosa” vai funcionar no horário de pico com intuito de dar mais segurança às usuárias do sistema.

A primeira linha faz o trajeto do Recife até Camaragibe. Na Estação Central de Metrô a avaliação do projeto dividiu opiniões. “Pelo menos os homens não ficam fazendo besteira”, disse uma passageira, contando que se sente, em partes, segura.

Confira os detalhes na reportagem de Marcela Maranhão:

Já outra passageira, fica receosa com relação a vulnerabilidade que estará sujeita. “Eu acredito que a mulher fica mais vulnerável porque um vagão só para mulher, se a situação já está difícil para mulher fica pior ainda: assalto, estupro. Eu acho que não vai adiantar de nada”, avaliou uma outra usuária.

Funcionamento

Pela manhã, o Vagão Rosa entra em atividade das 5h30 às 9h e à tarde das 16h30 às 19h30. Por dia, o metrô transporta cerca de 400 mil passageiros, desses, 56% são mulheres.

A implantação do vagão foi resultado de uma pesquisa que mostrou que a medida tem apoio das usuárias.