EDUCAÇÃO

"Não há nenhuma chance de eliminar a redação do Enem", diz ministro

O ministro da Educação Mendonça Filho afirmou que estão sendo formuladas mudanças na prova do Enem, que pode passar a ser aplicado em um único dia

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 17/01/2017 às 9:46
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem


Em entrevista à Rádio Jornal, o ministro da Educação Mendonça Filho afirmou que está realizando estudos para mudar a forma de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já em 2017. De acordo com ele, uma das principais mudanças pode ser o tamanho das provas e os assuntos abordados, passando a aplicação do teste para um dia só, ao contrário dos dois dias atuais. Sobre as redações, o ministro afirmou veementemente que ela pode passar por mudanças, mas não será excluída. "Não há nenhuma chance de eliminar a redação do Enem", afirmou.

Mendonça Filho também confirmou que a nota do Enem será liberada nesta quarta-feira (18). Em relação as datas para incrições no Sisu, Mendonça disse que elas também serão divulgadas amanhã. Ouça a entrevista exclusiva à Rádio Jornal:

Repasses para a merenda

De acordo com o ministro Mendonça Filho, o valor repassado para do governo federal para a merenda é atualmente R$ 0,30. Em fevereiro será anunciado um reajuste que deve ser de R$ 0,50, o que significaria um aumento acima da inflação. Como o valor é muito baixo, "é preciso que estados e municípios complementem a verba", diz. De acordo com o ministro, esse será o primeiro aumento após nove anos.

Ensino técnico

Para Mendonça Filho, é preciso ampliar também o investimento em ensino técnico e garantir que mais jovens tenham acesso à formação após o ensino médio. De acordo com ele, apenas 18% dos jovens em idade adequada está cursando a Universidade.