CRISE

Presídios: secretários de Segurança se reúnem com ministro da Justiça

Após encontro com o ministro Alexandre de Moraes, secretários de Segurança saíram da reunião divididos

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 17/01/2017 às 16:32
Foto: José Cruz/ Agência Brasil


Os secretários de Segurança dos Estados saíram da reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, nesta terça-feira (17), divididos. Encontro discutiu a recente crise do sistema penitenciário. Parte acredita que o encontro foi feito só para falar o óbvio, ou seja, para dizer que o Governo Federal está preocupado. Outros acreditam que foi bom encontrar-se com o ministro da Justiça, com os demais secretários para trocar ideias.

Alguns secretários de segurança estão na expectativa que o encontro do presidente Michel Temer com os governadores será fundamental sobretudo para um item importante que foi anunciado no Palácio do Planalto. O presidente da República, Michel Temer, disse por meio do seu porta-voz que a iniciativa do Palácio do Planalto é de colocar à disposição dos governos estaduais o apoio das forças armadas.

Confira os detalhes na reportagem de Romoaldo de Souza:

O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, participa de uma reunião no Departamento Penitenciário (Depen) e faz uma análise positiva do encontro. Ele reconhece que os recursos que serão liberados devem ser investidos para a aquisição de scanners, tornozeleiras eletrônicas, equipamentos de raio-x e também bloqueadores de celular.

Pedro Eurico também avalia como importante a iniciativa do Governo Federal de construir um presídio federal em Pernambuco. Até agora, no entanto, o Governo Federal só anunciou o bolo. São R$ 295,4 milhões, mas ainda não disse quanto vai tocar a cada uma das unidades da federação.

Também foram anunciadas a formação de equipes, chamada de equipe de governança conjunto dos secretários com a administração penitenciária e imediata instalação de 27 núcleos de inteligência policial.

Encontro com governadores

Após o encontro dos secretários de segurança, nesta quarta-feira (18), o presidente Michel Temer se reunirá com governadores e essas reuniões serão regionalizadas.

O Governo Federal vai pedir o apoio para que algumas questões, como a disponibilização das forças federais e armadas para entrar imediatamente.