PROMESSAS

Grupo de trabalho discutirá situação do canal do Fragoso, em Olinda

No ano passado, o canal do Fragoso transbordou e causou prejuízo a centenas de pessoas. Grupo foi formado após reunião organizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE)

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 23/01/2017 às 18:00
Foto: Acervo/ JC Imagem

Alvo constante de críticas dos moradores, o canal do Fragoso, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, foi tema de uma reunião entre a prefeitura da cidade e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta segunda-feira (23). Foi criado um grupo de trabalho para discutir e fiscalizar a obra de drenagem do canal. A ação conta com a participação de órgãos municipais e estaduais.

No ano passado, uma forte chuva fez o canal transbordar e deixou centenas de pessoas ilhadas. O episódio reacendeu as críticas e a preocupação dos moradores da localidade.

Em entrevista ao repórter do Jornal do Commercio Franco Benites, na TV JC, o secretário de Serviços Públicos de Olinda, Evandro Avelar, falou que daqui a 10 dias será anunciado o início da limpeza do canal do Fragoso.

"Nós definimos esse grupo de trabalho que vai se reunir quinzenalmente e acompanhando os dedobramentos das ações paliativas e as ações de obras propriamente ditas que serão realizadas no trecho", anunciou o secretário.

Confira os detalhes na entrevista da TV JC:


Avenida Presidente Kennedy

O secretário criticou o modelo de mobilidade da Avenida Presidente Kennedy com duas faixas exclusivas para ônibus, duas para carros particulares e as paradas de ônibus no meio da via. De acordo com Avelar, o objetivo de dar mais mobilidade ao transporte público não foi alcançado.

Segundo Evandro Avelar, a via é muita estreita para o formato que foi implantado. “É uma ideia tecnicamente correta aplicada num lugar inadequado”, disse. “É um assunto complexo, que não vai ter solução a curto prazo, mas nós temos isso como prioridade da gestão do Professor Lupércio”, prometeu.

Falta de iluminação

Com relação à iluminação da cidade, o secretário disse que o principal foco é a segurança. Segundo ele, está sendo realizada uma revisão em toda área de iluminação na área onde será realizado o carnaval, pontos de grandes aglomerações de pessoas. “Em seguida, nós vamos fazer uma intensificação de melhorar a iluminação nas áreas próximas às escolas, onde você tem entrada e saída de pessoas com muita frequência, próximo aos postos médicos, hospitais, pontos de ônibus, pátios de feira”, detalhou o secretário.

Evandro Avelar disse que, a longo prazo, é preciso realizar um projeto para captar verbas para serem utilizadas na requalificação da iluminação pública da cidade.