DEBATE

Secretário de Defesa Social e comando da PM debatem segurança pública

Geraldo Freire recebeu o secretário Angelo Gioia e o coronel Carlos D'Albuquerque no debate sobre segurança pública em Pernambuco

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 27/01/2017 às 12:43
Foto: Rafael Souza/Rádio Jornal


O debate da Super Manhã da Rádio Jornal desta sexta-feira (27) discutiu a segurança pública em Pernambuco e as polêmicas relações entre o Governo do Estado e a Polícia Militar. Geraldo Freire recebeu o secretário de Defesa Social de Pernambuco Angelo Gioia e o coronel da Polícia Militar Carlos D'Albuquerque. O diretor de redação do Jornal do Commercio Laurindo Ferreira também participou da entrevista.

SALÁRIO DA POLÍCIA MILITAR

Uma das declarações mais fortes do debate foi a afirmação do Coronel Carlos D'Albuquerque. Para ele, a Polícia Militar de Pernambuco recebe o melhor salário do Nordeste e um dos melhores do País. "E com um detalhe, honrando os compromissos em dia", afirmou.

» Comandantes da Polícia e Bombeiros se reúnem para discutir crise com PMs
» Secretário da SDS diz que não falta estrutura na Polícia Militar
» "A Polícia não quer ver a realidade como ela é", diz Paulo Câmara

CONCURSO PÚBLICO

Um grupo de 1500 recrutas aprovados no concurso da PM está em processo de formação e será incorporado à tropa em agosto. De acordo com o Coronel D'Albuquerque, assim que esse curso de formação acabar, nossos aprovados, que ficaram em cadastro de reserva, serão chamados para reforçar o efetivo da Polícia. "O governador nos autorizou, inclusive, a realização de um novo concurso público, se for necessário", diz.

GUARDA MUNICIPAL ARMADA

O secretário Angelo Gioia afirma que é contra a permissão de armamento em caso de guardas municipais. "Mais importante é discutir com as prefeituras o que elas deveriam fazer, como cuidar da iluminação pública, do saneamento básico, da regulamentação de bares. Não vejo com bons olhos se oferecer arma a guarda municipal como forma de melhorar a segurança pública não", disse.

CARNAVAL

De acordo com o Coronel D'Albuquerque, a Polícia Militar está agindo para garantir que cenas de terror e desespero como as registradas por moradores e divulgadas nas redes sociais no último final de semana nas prévias do carnaval em Olinda não se repitam. "O que nós queremos destacar é que, em todas as ocorrências, a Polícia militar se fez presente", disse. "A plataforma de observação já está instalada e nosso efetivo já foi reforçado. A partir deste final de semana serão 150 homens. Queremos aprender com os erros e não permitir que eles se repitam", completou. "Eu sou folião de Olinda. Se eu não tiver trabalhando, vou estar brincando", comentou.

» Olinda vai ter micro-ônibus de monitoramento nas prévias de Carnaval
» Moradores denunciam violência nas prévias carnavalescas de Olinda

ASSALTOS A ÔNIBUS

Para o secretário Angelo Gioia, o secredo da redução do número de assaltos a ônibus passa pelo investimento das empresas operadoras em tecnologia de monitoramento, para que os locais onde os assaltos acontecem sejam identificados com maior precisão, assim como a identificação dos suspeitos. "As empresas de ônibus estão fazendo a reporsição ou colocação de câmeras em ônibus que ainda não têm. Além disso, um coronel nosso está na Bahia para o aprimoramento das estratégias de monitoramento", disse. Por outro lado, parte do nosso efetivo já está realizando rondas e abordagens em vias em que ainda não tinham monitoramento", completou