SERTÃO

Michel Temer visita PE pela segunda vez desde que assumiu presidência

O presidente Michel Temer assina ordem de serviço para o Ramal do Agreste e inaugura moto bomba emprestada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 30/01/2017 às 8:37
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem


O presidente Michel Temer realiza a sua segunda visita a Pernambuco desde que assumiu a presidência do Brasil. A previsão é de que Temer desembarque às 9h, desta segunda-feira (30), no aeroporto de Paulo Afonso, na Bahia, e siga de helicóptero até a cidade de Floresta, no Sertão pernambucano.

Na estação de bombeamento EBV3, que fica a aproximadamente 40 quilômetros do centro de Floresta, o presidente vai inaugurar uma das quatro moto bombas que foram emprestadas pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para o projeto de transposição do Rio São Francisco.

Os equipamentos são da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo e os empréstimos têm prazo de 120 dias, podendo ser prorrogado por tempo indefinido. Com a moto bomba funcionando, a previsão é de que, ainda neste semestre, o trecho leste da transposição comece a funcionar e a água do São Francisco chegue às cidades paraibanas de Monteiro e Campina Grande.

Já para beneficiar as cidades pernambucanas, o presidente Michel Temer assina na mesma ocasião a ordem de serviço para o Ramal do Agreste. A obra deveria ter sido concluída em 2014 e é essencial para que a água captada no Rio São Francisco chegue ao Agreste de Pernambuco, região que está muito castigada pela seca há, pelo menos, cinco anos.

Os detalhes na reportagem, de Clarissa Siqueira:

Ramal do Agreste

O ramal tem características muito parecidas com a transposição e leva a água do eixo leste para um açude que está sendo construído às margens do Rio Ipojuca. De lá, vai para a Adutora do Agreste, que ainda está em construção, até o município de Gravatá abastecendo as cidades próximas.

No ano de 2014, essa obra do Ramal do Agreste foi inicialmente orçada em R$ 1,3 bilhão, mas o edital foi suspenso depois de ressalvas feitas pelo Tribunal de Contas da União. Agora, uma nova licitação está em andamento desde o segundo semestre do ano passado.

Após inaugurar essa estação de bombeamento e assinar a ordem de serviço para o ramal do Agreste, Michel Temer segue por volta das 11h para Serra Talhada, também no Sertão, onde inaugura uma unidade do Instituto Federal de Educação.