SECA NO AGRESTE

Barragem de Amaraji pode ser solução para falta de água em Gravatá

Presidente da Compesa Roberto Tavares afirmou que projeto de adutora em Gravatá custaria R$ 22 milhões e já foi encaminhado ao Ministério das Cidades

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 31/01/2017 às 12:26
Parte da solução da falta de água em Gravatá passa pela conclusão da Adutora do Agreste (foto). Outra solução seria uma adutora que trouxesse água de Amaraji. Foto: divulgação/Governo do Estado


Em entrevista à Rádio Jornal, o presidente da Compesa Roberto Tavares comentou a visita do governador Paulo Câmara e do presidente Michel Temer ao Sertão do Estado, na qual também esteve presente. Além das obras da Adutora do Agreste, que Tavares acredita estar em pleno funcionamento até 2020, o gestor também falou sobre a construção de uma nova adutora que poderia resolver o problema da água em Gravatá.

» Adutora do Agreste deve estar em pleno funcionamento até 2020
» Água do Rio São Francisco deve chegar às casas pernambucanas neste ano

Parte da resolução depende da finalização da Adutora do Agreste. Um ramal iria para Pesqueira e outro para Gravatá, ambas no Agreste do Estado. Ouça a entrevista completa:

Novo projeto

Outra solução passa pela construção de uma adutora que trouxesse água de uma barragem que fica em Amaraji, na Zona da Mata Sul do Estado. A adutora teria 18 km e custaria R$ 22 milhões.

De acordo com Roberto Tavares, o pré-projeto já está pronto, mas é caro. O novo prefeito da cidade, Joaquim Neto (PSDB), solicitou um pedido de convênio ao Ministério das Cidades e ao Ministério da Integração. Caso o projeto seja aprovado, a obra seria feita toda em ferro e ficaria pronta em 10 meses.