VISTO AMERICANO

Com decreto de Trump, número de pedidos de visto americano pode cair

As mudanças deixam a concessão do visto americano mais difícil para o brasileiro

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/02/2017 às 9:55
Decreto assinado por Trump muda regras de visto para o Brasil


O decreto assinado por Donald Trump na última sexta-feira (27), determinando restrições para a entrada de cidadãos de sete países predominantemente mulçumanos, também afetou os brasileiros. A ordem incluiu mudanças na solicitação de visto, dificultando o pedido para quem é do Brasil.

Antes, as pessoas que faziam a renovação até 48 meses após o vencimento eram dispensadas da entrevista presencial. Agora o prazo para isenção é de 12 meses. Outra alteração é relacionada à idade dos solicitantes do primeiro visto. Quem tinha entre 14 e 15 anos não precisava ir presencialmente ao consulado, assim como os idosos entre 66 e 79 anos. Bastava a presença de um representante. Com o decreto, é obrigatória a ida de quem tem entre 14 e 79 anos.

QUEDA NA PROCURA

Para o agente de viagens e conselheiro da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Edson Gonçalves, a medida deve refletir na diminuição dos pedidos. Como o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife recebe pessoas do Norte e Nordeste, os custos vão aumentar para os indivíduos de outras cidades que precisam ir até a capital pernambucana para fazer o procedimento. Ouça a entrevista completa abaixo: