BRT

Mudança em 8 linhas de ônibus obriga usuários a realizarem integração

Oito linhas de ônibus que circulam pela Av. Caxangá sofrerão a mudança. A Integração Temporal vai atender a mais 27 mil passageiros na Zona Oeste do Recife

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/02/2017 às 14:14
Foto: Acervo/ JC Imagem

Uma mudança nas linhas de ônibus que atendem a Zona Oeste do Recife, chega como alternativa para a demora na operação dos Terminais Integrados das Perimetrais III e IV, na Avenida Caxangá, promessa de campanha do governador Paulo Câmara que não foi finalizada.

O Sistema de Integração Temporária, com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), vai permitir que passageiros da Zona Oeste do Recife utilizem o Sistema Estrutural Integrado (SEI) e tenham acesso a toda a Região Metropolitana do Recife.

Quem hoje utiliza as linhas 413-Avenida do Forte, 415-Sítio das Palmeiras, 423-Engenho do Meio, 433-Brasilit, 416-Roda de Fogo, 421-Torrões, 422-Mosenhor Fabrício e a 425-Barbalho (Detran) vai sentir as mudanças.

E quem traz os detalhes é Alfredo Bandeira, diretor de planejamento do Grande Recife Consórcio De Transporte.

Na prática, as linhas acima, deixarão os passageiros próximos das estações BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro e Getúlio Vargas e, com o cartão VEM, eles poderão acessar duas novas linhas de BRT e uma convencional, criadas para atendê-los.

Os detalhes com Rafael Carneiro:

Redução no número de coletivos

De acordo com o Grande Recife, as mudanças trarão benefícios como a retirada de 40 ônibus do centro e 36 da Avenida Caxangá, e a integração definitiva com o Corredor Norte/Sul.

Para atender a nova demanda, 20 novos veículos vão operar nas linhas com veículos tipo BRT Av.Caxangá (BR-101)/Centro e Av.Caxangá (BR-101)/derby. Já a nova linha Av. Caxangá (BR-101)/ Centro, utilizará veículo convencional, e vai contemplar quem precisa descer nas paradas da Avenida Conde da Boa Vista, já que não existem paradas de BRT no corredor de ônibus.

Já neste sábado, os passageiros que costumam utilizar as 413-Avenida do Forte, 415-Sítio das Palmeiras, 423-Engenho do Meio e 433-Brasilit, poderão testar a operação. Dentro dos coletivos, panfletos e rodoviários auxiliarão nas mudanças.