PARLAMENTO

Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados com 283 votos

Principal aliado de Michel Temer na Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia é citado em um esquema da Odebrecht de pagamento de propina

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/02/2017 às 16:18
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil


Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (2). Ele ocupava a cadeira num mandato “tampão”, desde que Eduardo Cunha (PMDB) foi afastado do cargo em agosto do ano passado.

Deu a lógica da vitória de Rodrigo Maia porque os partidos de oposição não conseguiram se articular numa candidatura. Tanto é que o candidato de oposição, André Figueiredo, conseguiu apenas 59 anos, de um colégio que tem 513 deputados.

Portanto, faltou articulação da oposição e sobrou articulação na base aliada do governo do presidente Michel Temer. Os 283 votos que Rodrigo Maia recebeu não só votos apenas da situação. O deputado recebeu ainda votos da oposição, incluindo o próprio PT.

O repórter Romoaldo de Souza:

Eleição de Rodrigo Maia

É por aqui que vão começar as propostas das reformas trabalhistas e da Previdência Social, e o presidente Michel Temer precisava de um aliado ocupando a cadeira de presidente da Câmara dos Deputados para tocar esses projetos.

Outra questão é que, Rodrigo Maia sendo eleito presidente da Câmara dos Deputados ele é automaticamente vice-presidente da República. Todas as vezes que o presidente Michel Temer viajar para fora do país, ele vai assumir o cargo de presidente da República.

Botafogo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), é torcedor do clube carioca Botafogo. E é com esse nome que ele aparece em uma lista de pessoas citadas que teriam recebido propina num esquema investigado pela Operação Lava Jato. Essa propina seria oriunda de um esquema da construtora Odebrecht.

Rodrigo Maia é o aliado mais forte que Michel Temer tem no parlamento. Ele tem feito o mieo de campo entre o presidente e os deputados.