EXPECTATIVA

Limpeza do Canal do Fragoso, em Olinda, deve acabar em até três meses

Com o serviço no Canal do Fragoso, a promessa é evitar alagamentos como os que afetaram a população do bairro de Olinda no inverno do ano passado

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 06/02/2017 às 16:21
Fotos: Weverton Mello/ Prefeitura de Olinda


A promessa é que a limpeza do Canal do Fragoso, em Olinda, seja concluída em até três meses. Ao custo total de R$ 1 milhão, uma escavadeira hidráulica, pás carregadeiras e caminhões levam entulhos, terra e vegetação acumulados por dois quilômetros de extensão do canal.

A proposta é evitar situações de alagamentos, como no inverno do ano passado, que deixaram 38% da cidade desabrigada. Evandro Avelar, secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Olinda fala sobre a expectativa. “A solução final deve se dar quando concluírem as obras. É preciso um pouco de paciência”, disse, destacando a obra que o Governo do Estado está realizando na área.

A limpeza do Canal do Fragoso é uma das quatro exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para agilizar as obras do local, iniciadas em 2013, com previsão de término em 2018.

Clarissa Siqueira tem os detalhes:

Equipamentos já começaram os trabalhos na área


Desapropriações

Outra exigência é a construção de lagoas de contenção, com o intuito de acumular água do rio no período de muita chuva. Para isso é preciso desapropriar 386 imóveis, em quatro bairros. Como explica o secretário de Obras de Olinda, Roberto Rocha. “Foi dado início a essas desapropriações. Temos que dar continuidade a ela, com congelamento das áreas. Estão ocorrendo novas invasões nos locais que não estavam habitados e vamos consultar a Procuradoria-Geral do município e do Estado para que procedamos com essas desapropriações e indenizações”, disse.

População descrente

Já os moradores do bairro de Jardim Fragoso não acreditam que a limpeza do Canal do Fragoso ajude a diminuir os alagamentos. Rejane de Souza perdeu todos os móveis ano passado, quando a água entrou quase dois metros dentro de casa.

Toda a obra do Canal do Fragoso foi orçada em R$ 336 milhões, a maior parte do Governo Federal.