HEMOCENTRO

Hemope convoca população para doar sangue no período de carnaval

Ação realizada no Hemope nesta teça-feira alertou para os tipos sanguíneos em maior defasagem

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 14/02/2017 às 15:23
Foto: Suellen Fernandes/ Rádio Jornal


As doações de sangue nesta terça-feira (14) na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) foram realizadas ao som de canções carnavalescas. O bloco “O Bonde” garantiu a trilha sonora dos doares. A agremiação tem ajudado na campanha do Hemope para atrair voluntários de sangue no período de folia.

Durante a ação realizada na sede do Hemope, no bairro das Graças, o presidente da agremiação, Cid Cavalcanti fez o apelo. “É importantíssima essa participação, essa convocação para que os doadores venham até o Hemope para que possam abastecer o estoque de sangue e que a gente possa ter um carnaval animado e seguro”, disse.

Estiveram presentes também na unidade o rei e rainha do carnaval do Recife, Eduardo Queiroz e Bruna Barbosa. Na campanha deste ano, a campanha tem convidado pessoas para fazer doação por meio da internet.

A diretora do hemocentro Recife, Ana Fausta, enfatiza os tipos sanguíneos que mais precisam ser abastecidos no estoque. “No momento, o grupo sanguíneo que a gente está precisando mais é o A negativo e o O negativo, que sempre o negativo é mais difícil porque é o de menor número entre a população”, contou, explicando que todos os tipos sanguíneos são importantes.

Confira os detalhes na reportagem de Suellen Fernandes:

Como doar

Os doadores precisam ter a partir dos 16 anos de idade. Nesse caso, é preciso que o adolescente compareça com um responsável para autoriza a doação. As pessoas devem estar bem de saúde, pesar mais de 50 quilos, dormir bem, não ingerir bebida alcóolica 12 horas antes da doação e estar alimentado. Ao chegar na unidade de coleta, doador passa por uma triagem.

O Hemope funciona de segunda-feira à sábado das 7h30 às 18h30, inclusive durante a folia. O agendamento para fazer a doação também pode ser feito por meio do telefone gratuito, no 0800.081.1535.