TERMÔMETRO

Pesquisa mostra queda da popularidade do presidente Michel Temer

Um dos motivos apontados pela pesquisa da Confederação Nacional do Transporte para a queda vertiginosa de Michel Temer é a corrupção

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 15/02/2017 às 15:43
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil


Apesar de significantes melhorias na economia, sentidas até pelos entrevistados, a avaliação positiva do governo e o jeito do presidente Michel Temer comandar o país continuam desagradando os brasileiros.

Nos últimos quatro meses, a avaliação positiva do governo caiu de 15% para 10%, isso em percentuais redondos, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte que foi divulgada nesta quarta-feira (15).

Além da queda da avaliação positiva, o governo de Temer registrou aumento no número de brasileiros que o desaprovam. No ano passado, esse índice era de pouco menos de 36%. Hoje é de 44%.

Já com relação a aprovação do desempenho pessoal do presidente houve também uma queda passando de 32% para 24%. Para aqueles que desaprovam o jeito de Temer governar o Brasil subiu de 51% para 62%.

Confira os detalhes na reportagem de Romoaldo de Souza:

Um dos motivos apontados pelos pesquisadores para a queda vertiginosa de Temer é a corrupção. Praticamente a metade dos entrevistados, 49%, consideram o nível de corrupção no governo de Michel Temer iguala ao que havia na gestão de Dilma Rousseff. O que provoca uma desilusão no brasileiro, segundo análise da Confederação Nacional do Transporte.

Eleições 2018

Com relação às eleições de 2018, na consulta espontânea, sem citar nomes, os pesquisadores perguntaram: quem é o seu candidato para presidente da República? A resposta, na seguinte ordem, foi: Lula, Jair Bolsonaro, Aécio Neves, Marina Silva, Michel Temer, Dilma Rousseff, Geraldo Alckmin e Ciro Gomes.

Já no caso da consulta estimulada, com a apresentação de nomes de candidatos, Lula continua em primeiro lugar, seguindo de Marina Silva, Jair Bolsonaro, Aécio Neves, Ciro Gomes e Michel Temer.

Lava Jato

Sobre a operação Lava Jato, 90% dos entrevistados já ouviram falar da operação; 5% acham que vai acabar definitivamente com a corrupção; 29% acreditam que vai diminuir muito a corrupção; 40% afirmaram que a Lava Jato vai diminuir pouco a corrupção; enquanto que 24% acham que vai continuar tudo como está.