Carnaval

SDS divulga esquema de segurança para o carnaval 2017

Serão pelo menos 31 mil policiais e bombeiros militares nas ruas em todo o estado de Pernambuco

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 21/02/2017 às 16:30
Coletiva aconteceu na manhã desta terça-feira (21) / Foto Rádio Jornal

A Secretaria de Defesa Social divulgou na manhã desta terça-feira (21) o esquema de segurança para o carnaval 2017 tanto na região metropolitana do Recife quanto para o interior do estado. Com o lema “Vai na Folia, Vai na Paz” a secretaria afirmou que mais de 31 mil policiais e bombeiros militares farão a segurança dos foliões entre os dias 24 de fevereiro a 5 de março.

A respeito do sistema de operação padrão estabelecido pela Polícia Militar de Pernambuco desde dezembro do ano passado, o governador do estado, Paulo Câmara, assinou um decreto que torna obrigatório aos servidores da polícia tanto civil quanto ou científica, além do corpo de bombeiros o cumprimento das jornadas de trabalho e de serviço extra entre os 10 dias do esquema.

Apesar do número, o efetivo ainda é menor do que no ano passado que contou com 27 mil policiais para 5 dias de esquema. O secretário ajunto de Defesa Social de Pernambuco, João Luiz Caetano Araújo afirma que mesmo com o grande número de ocorrências de violência, o número ainda é suficiente para atender toda a população. “O efetivo é menor devido as demandas apresentadas pelos municípios e assim, foi feito o cálculo para a operação” afirmou.

Para acompanhar em tempo real o centro de operações carnaval vai estar em funcionamento 24h. Duas plataformas foram instaladas na praça do Carmo e próxima ao Marco Zero, no centro do Recife. Elas vão contar, cada uma, com 14 câmeras de segurança. Além disso, no estado inteiro serão 31 mil postos de trabalho escalados para o carnaval.

Além disso, o Juizado do Folião do Tribunal de Justiça de Pernambuco vai receber os crimes envolvendo menor potencial ofensivo. O fórum Thomas de Aquino e a estação central de metrô do Recife estarão disponíveis para atender ao público das 13 às 21h.

Durante todo o carnaval o sistema judiciário estadual vai funcionar em regime de plantão para atender os acusados de crimes que tem penas que não ultrapassam dois anos de prisão como agressão, brigas e danos ao patrimônio.

Decreto não é garantia de policial na rua

Em resposta ao decreto do governador de Pernambuco, Paulo Câmara de que torna obrigatório aos servidores da polícia tanto civil quanto ou científica, além do corpo de bombeiros o cumprimento das jornadas de trabalho e de serviço extra durante o período do esquema, o presidente da Associação de Praças Policiais e Bombeiros, José Roberto Vieira, os policiais não vão acatar a ordem do governo do estado.

“Nós admitiríamos o serviço em casos essenciais, como estado guerra ou calamidade. O carnaval não é um evento extra, já existe um calendário. Então o governo procure ver o efetivo e verificar a defasagem de pelo menos 8 mil homens. Nós policiais e bombeiros militares não vamos aceitar essa escravidão de trabalhar nas suas folgas e por isso ficou essa defasagem no carnaval” afirmou o presidente da associação.