FORÇA TAREFA

Agentes penitenciários de PE reforçarão segurança em presídio do RN

Agentes vão atuar na Força Nacional do Sistema Penitenciário por um período de 30 dias no Presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/03/2017 às 13:52

Imagem

Em meio à crise no sistema penitenciário brasileiro, dois agentes de segurança penitenciária de Pernambuco seguirão, nesta quinta-feira (02), para o Presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. A unidade prisional foi palco da pior crise dos sistema penitenciário do Estado, com chacinas de presos e jugas de detentos.

Por solicitação do Governo Federal, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), os dois agentes pernambucanos integrarão a Força Nacional do Sistema Penitenciário por um período de 30 dias.

O requisito para que os agentes possam participar desta intervenção integrada é ser capacitado no Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário, realizado pelo Departamento Penitenciário de Operações Especiais (DPOE/DF).

Relembre o caso

No dia 14 de janeiro, integrantes de facções criminosas rivais depredaram e escaparam de dois pavilhões do Presídio de Alcaçuz. Eles assumiram o controle do pátio por vários dias e passaram a protagonizar cenas de brutalidade e crueldade, o que forçou o governo estadual a pedir a ajuda da Força Nacional de Segurança Pública e das Forças Armadas.

Pelo menos, 26 presos foram mortos por outros detentos do Presídio de Alcaçuz. De acordo com autoridades estaduais, as mortes foram resultado da disputa entre organizações criminosas que disputam o controle do narcotráfico e das unidades prisionais estaduais.