POLÊMICA

Empatando Tua Vista entrará com ação contra responsáveis por apreensão

No Sábado de Zé Pereira, a troça carnavalesca Empatando Tua Vista foi impedida de sair após policiais militares apreenderem o material usado pelo grupo

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 03/03/2017 às 14:15

Imagem

Membros da troça carnavalesca Empatando Tua Vista vão ingressar com ação judicial por danos morais contra os responsáveis pela apreensão dos materiais utilizados pelo grupo durante a saída do bloco, no Sábado de Zé Pereira (25). O grupo existe há quatro anos e, com alegorias de torres, critica a especulação imobiliária na cidade e a falta de planejamento urbano na região. E ainda criticam o PSB, partido do prefeito do Recife Geraldo Júlio e do governador de Pernambuco Paulo Câmara.

Integrante da troça, Fernando Ribamar, mostra indignação contra o comando da Polícia Militar. “O sistema repressor do Estado está sendo utilizado para monitorar e perseguir uma troça carnavalesca que não faz nada além de sátira no carnaval”, criticou Fernando. “Se isso está acontecendo conosco, que somos uma troça de carnaval formada por pessoas brancas e de classe média, a gente fica muito preocupado com o quanto isso está sendo grande com relação aos movimentos sociais, às lutas organizadas das pessoas e às periferias”, completou.

O grupo também prestou queixa na Corregedoria da Secretaria de Defesa Social e pretende entrar com ação judicial em resposta a ação dos policiais, como afirma Fernando Ribamar.

Entenda a polêmica

No Sábado de Zé Pereira, a troça Empatando Tua Vista se preparava para sair do centro do Recife, quando policiais militares apreenderam as fantasias dos integrantes. A ação foi filmada e veiculada nas redes sociais.

Revoltados, os foliões prestaram queixa contra a polícia, na Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública e Serviços Públicos, além do Ministério Público de Pernambuco, contra abuso de autoridade, invasão de propriedade, usurpação de função pública e falta de liberdade de expressão.

Origem do comando para apreensão

Policiais militares que fazem parte do batalhão dos PMs envolvidos na apreensão da fantasia da troça Empatando Tua Vista informaram que a ordem partiu do Centro Integrado de Comando e Controle de Pernambuco, no sábado, segundo informações do Blog Ronda JC.

Resposta da SDS

Em nota, a SDS afirma que a corregedoria do órgão está apurando o caso no âmbito administrativo e que as informações serão publicadas no portal da secretaria em respeitado ao processo legal, a ampla defesa e a devida transparência.