INSEGURANÇA

Assalto a ônibus: presidente da Urbana-PE só reconhece números da SDS

Sindicato dos Rodoviários de PE registrou 329 assaltos a ônibus em fevereiro de 2017, enquanto que a Secretaria de Defesa Social (SDS) contabilizou 175

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 06/03/2017 às 13:37

Imagem

O medo de ser vítima de mais um assalto a ônibus se tornou parte da rotina de quem precisa utilizar o transporte público na Região Metropolitana do Recife. No mês de fevereiro do ano passado, foram 75 assaltos a ônibus, enquanto que no mês de fevereiro de 2017 foram registradas 329. Um aumento equivalente a 438%.

Os números são anotados com base nas informações do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco. No entanto, os dados da Secretaria de Defesa Social mostram uma outra realidade, com menos registros.

Nesta segunda-feira (6), o comunicador Wagner Gomes recebeu o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Trânsito e Transporte, Eduíno Brito, o presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira, o membro da Diretoria Integrada Especializada da Polícia Militar, Major Tavares, e o delegado e chefe da Força Tarefa de Combate aos Assaltos a Ônibus, Joel Venâncio.

“Se a gente verificar há uma divergência nesses números que são divulgados. A divulgação oficial desses dados é a seguinte: janeiro de 2017 nós tivemos 199, em fevereiro 175 e a gente já verifica uma pequena redução de 24 ações”, contou o Major Tavares.

O Major Tavares fala que os registros feitos pela SDS não permitem que haja duplicação no número de registros assaltos a ônibus.

Urbana-PE estranha números

O presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira, disse que todas as empresas de ônibus são obrigadas a realizarem boletim de ocorrência em caso de assalto. “Todas as empresas são obrigadas a fazer o boletim. Elas fazem didaticamente toda vez que existe o evento (assalto). Eu acho que esses números (do Sindicato) estão majorados bem além da realidade”, acredita Fernando.

Segundo ele, os números de assalto a ônibus que a Urbana-PE trabalha são os oferecidos pela SDS.

Confira todos os detalhes do debate: