Revolução Pernambucana

Revolução de 1817 deu dimensão internacional a Pernambuco

Revolução colocou Pernambuco no mapa da política latino-americana. Nesta segunda, a Data Magna de Pernambuco chega a 200 anos

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 06/03/2017 às 9:04

Imagem

Nesta segunda-feira, dia 6 de março, são comemorados os duzentos anos da Revolução Pernambucana. De acordo com o professor de história, José Nivaldo Júnior, o movimento foi inovador para a época. Entre os pontos avançados está a participação de negros e mulheres na política. Ouça a entrevista completa abaixo:

Revolução Pernambucana

A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento contra o absolutismo e aconteceu em função da grave crise econômica que afetava Pernambuco. Conheça os personagens da revolução. O evento também é conhecido como Revolta dos Padres por ter, em sua composição, integrantes da Igreja Católica.

Imagem

O repórter Rafael Carneiro acompanhou a celebração dos 200 anos da Revolução Pernambucana no Palácio do Campo das Princesas. Nesta segunda-feira (6), o governador Paulo Câmara reuniu autoridades em uma cerimônia cívico-militar. Ao lado do vice-governador Raul Henry e do presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Câmara colocou flores no monumento em lembrança dos mortos da Revolução, que fica na Praça da República, em frente à sede do governo.

Dentro do Palácio do Campo das Princesas, houve a entrega de comenda a ex-governadores de Pernambuco e descerramento de placa. Estiveram presentes na cerimônia Jarbas Vasconcelos, João Lyra, Gustavo Krause, Joaquim Francisco e Roberto Magalhães.