GORDOFOBIA MATA

"Comportamento" debate riscos e angústias dos alvos da gordofobia

Ignorada pela população, gordofobia pode fazer mais mal do que o próprio excesso de peso. Programa "Comportamento" reúne especialistas no assunto

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 13/03/2017 às 7:26

Imagem

Não é "mi mi mi". A gordofobia é real e machuca milhões de pessoas mundo afora. A rejeição e falta de respeito e compaixão pelas pessoas obesas foram tema do programa "Comportamento" transmitido pela Rádio Jornal na noite deste domingo (12). A apresentadora Clarissa Siqueira recebeu o psicólogo Sylvio Ferreira e a nutricionista Rayanne Leite, que falaram sobre a gravidade do problema.

De acordo com o Coletivo Gordas Livres, a gordofobia pode ser definida como "o sentimento de medo, não só do individuo gordo, mas da gordura, o medo irracional de se tornar gordo e assim se tornar aquilo que você repele, o medo de se transformar na figura do gordo. É a repulsa, o nojo, o asco, o sentimento de raiva e necessidade de afastamento do individuo gordo, da gordura e de tudo que a cerca".

Imagem

Um estudo recente realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, aponta que o medo e as aflições de quem é alvo da gordofobia podem trazer efeitos muito mais negativos do que o excesso de peso em si. De acordo com a pesquisa, a gordofobia provoca um complexo de inferioridade tão forte que aumenta em três vezes o risco de desenvolver problemas que desregulam o metabolismo e seis vezes maior de ter altas taxas de triglicérides no sangue.

SOCIEDADE EM DEBATE

O programa "Comportamento" é transmitido pela Rádio Jornal todos os domingos, às 21h. A apresentadora Clarissa Siqueira traz temas de grande repercussão social, como sexualidade, relacionamentos entre outras polêmicas. O programa traz ainda a coluna "Muito Prazer", com a sexóloga Silvana Melo e "Meus Amores da Televisão", com o jornalista Rafael Souza.