LAVA JATO

Expectativa para divulgação da lista de Rodrigo Janot com delações

Políticos aguardam o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, divulgar lista com nomes dos políticos envolvidos nas delações da Operação Lava Jato

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 13/03/2017 às 15:55

Imagem

No mundo político a expectativa é para divulgação da lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com os nomes dos políticos envolvidos nas delações. No Palácio do Supremo Tribunal Federal a expectativa também é grande. A liberação pode acontecer ainda nesta segunda-feira ou nesta terça-feira (14).

O que deve acontecer na prática é que Rodrigo Janot dá um comando e manda a informação com a lista das delações ao STF. Alguém no Supremo vai imprimir uma lista de aproximadamente 80 processos. Essa lista vai ter de ser numerada e carimbada, cada uma das denúncias vai virar um processo.

Rodrigo Janot não quis gravar entrevistas, nesta segunda. A expectativa é de que chegando no STF o relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Edson Fachin, vai analisar um a um e ele não tem pressa nem prazo.

Depois da análise detalhada, vai acatar ou não as recomendações do Ministério Público, que são: abertura de processo, cerca de 70 prosseguimento de investigação e levantamento do sigilo. Rodrigo Janot quer que tudo seja feito às claras.

Confira os detalhes:

A apreensão se dá pelo fato de que nessa delação premiada, ministros da República, deputados e senadores são citados. Esses processos, caso existam, vão para o STF, por conta do foro privilegiado. Quem não tem foro privilegiado será julgado na Justiça Federal.

Ministros na lista

Um dos nomes citados na delação premiada é o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que estava de licença médica, mas já voltou ao trabalho. Segundo a assessoria, o ministro vindo a ser citado vai seguir às regras já ditadas por Michel Temer.

Há um mês, o presidente disse que só vai tomar providências contra ministros se eles se tornarem réus. Enquanto forem apenas citados, permanecerão no cargo.