SAÚDE

Especialistas tiram dúvidas sobre a tuberculose e tratamento da doença

No Consultório do Rádio Livre dessa sexta-feira, Graça Araújo recebeu a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e uma pneumologista

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 25/03/2017 às 15:25

Imagem

Você sabia que a cada ano, no Brasil, 4,5 mil pessoas morrem vítimas da tuberculose? A notificação anual da doença é de 60 mil casos.

Para falar sobre o assunto, Graça Araújo recebeu a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Cândida Ribeiro, e a médica pneumologista, Paula Ataíde, no Consultório do Rádio Livre desta sexta-feira (24), data em que se celebra o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Ouça o programa e tire dúvidas sobre a doença:

Combate

O Ministério da Saúde lançou na quinta-feira (23) o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, com ações para reduzir a incidência da doença na população. A meta é chegar, até 2035, a menos de dez casos por cem mil habitantes. A medida ratifica o compromisso do país com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O plano define os indicadores utilizados para monitorar as ações feitas por estados e municípios na rede de atenção à saúde. Dividido em três pilares: prevenção e cuidado integrado e centrado no paciente; políticas públicas arrojadas e sistema de apoio; e intensificação de pesquisa e inovação, o objetivo do plano é diagnosticar precocemente a doença e garantir o tratamento contínuo, diminuindo o abandono antes do período recomendado, que é de no mínimo seis meses.

De acordo com a pasta, o controle da doença passará a ser feito com base em indicadores relacionados à detecção, ao diagnóstico, à coinfecção TB-HIV, à conclusão do tratamento e aos casos de tuberculose latente, sensível e drogarresistente.