LITERATURA EM MOVIMENTO

Literatura: "Maracatus e Maracatuzeiros" e "África(s), Índios e Negros"

No quadro Literatura em Movimento desta sexta-feira o historiador Ivaldo Marciano falou sobre as duas obras

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 25/03/2017 às 0:31

Imagem

O ouvinte que acompanha o programa Movimento sabe que toda sexta é dia de Literatura. Sim, o comunicador Marcelo Araújo traz os lançamentos literários de escritores pernambucanos e até nacionais, assim como sugestões de leitura e entrevistas ao vivo com escritores para que você conheça melhor o trabalho. E como de costume, não poderia deixar de faltar aquela pitada de livro dessa semana.

Nesta sexta-feira (24) Marcelo Araújo entrevistou o historiador Ivaldo Marciano autor das obras "Maracatus e Maracatuzeiros" e "África(s), Índios e Negros". No programa, o escritor comentou sobre o conteúdo do livros e o que o influenciou a escrever sobre os temas.

Ouça a Literatura em Movimento na íntegra:

Na publicação sobre o maracatu ele traz pequenas biografias. "Trata-se de um livro em que discuto pequenas biografias, sobre Adama, maracatuzeiro que viveu nos anos 1910; Zé Gomes, que articulou o maracatu Indiano, entre os anos de 1950 até os anos 1990; Eudes Chagas, Luiz de França, Madalena e Elda, são os outros que discuto neste livro", comentou.

Na coletânea "África(s), Índios e Negros" Ivaldo participa junto a artigos de vários professores e colegas de pesquisa. "O segundo livro, intitulado África(s), Índios e Negros, trata-se de uma coletânea, organizada por um grupo de colegas no qual me incluo, com vários artigos sobre os temas indicados no título", conclui.