VIOLÊNCIA

Operação Transporte Seguro prevê redução de 20% em assaltos a ônibus

Na maioria dos assaltos a ônibus, os criminosos têm levado os celulares das vítimas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 27/03/2017 às 15:45

Imagem

Só na última sexta-feira (24) a Polícia Civil prendeu integrantes de três quadrilhas de assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife. Na comunidade de Areinha, na Várzea, Weverton Assis da Silva, 18 anos, foi apreendido por crimes cometidos em coletivos em Camaragibe, quando ainda era de menor.

Antes de chegar a ele, a Delegacia de Homicídios de Camaragibe já havia prendido no mês passado outros cinco integrantes de uma quadrilha que utilizava facões e toucas ninjas para entrar em coletivos e roubar os pertences dos passageiros.

No centro do Recife, a polícia conseguiu prender em flagrante Elias Rafael Gomes, 19 anos. Na investida, ele e um comparsa não identificado embarcaram em um veículo que faz a linha Av. Norte/Macaxeira ainda na integração da Macaxeira. Durante o percurso até o centro do Recife, local em que foi preso, ele escolheu a vítima e seguiu ela até a av. Guararapes para efetuar o roubo.

Em Olinda, José Anderson Pereira Sotero, 19, e dois menores de 16 e 17 anos, suspeitos de cometerem pelo menos três assaltos a ônibus na altura da Ponte Preta, em frente ao Parque Memorial Arcoverde foram presos e apreendidos.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

A polícia tem imagens deles atuando com fações e revólveres e um dia antes de serem alvo da Operação Transporte Seguro, agem num coletivo da linha casa caiada.

O delegado Joel Venâncio da Diretoria Integrada Metropolitana falou sobre as ações. “Essas prisões impactam na redução do número de roubo a ônibus. Esse número já está caindo, fruto dessas investigações e prisões. Estamos no caminho certo”, disse.

Operação para reduzir assaltos a ônibus

Em grande parte dos casos, os assaltantes têm levado aparelhos telefônicos das vítimas. O chefe de Polícia Civil, Joselito Amaral, explicou nesta segunda-feira, que 55% dos boletins de ocorrências são de roubos a estes equipamentos.

Na semana passada, a Secretaria de Defesa Social (SDS) lançou um sistema de reconhecimento de celulares roubados, alerta celular, em que as pessoas podem acessar o site da SDS e cadastrar o IMEI do aparelho para facilitar na recuperação. O gestor explica o simples cadastro pode ajudar nas investigações.

Na estimativa das Polícias Civil e Militar, os números de ocorrências ligadas a coletivos devem baixar em 20% no mês de março. De acordo com a SDS, 196 casos foram registrados mês de janeiro seguido da primeira queda, 24 assaltos a menos em fevereiro.