SUPERAÇÃO

Consultório do Rádio Livre aborda o poder de resiliência dos pacientes

Especialistas discutiram a importância da resiliência nos tratamentos e a capacidade que os pacientes têm de se reinventarem após alguma doença

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 29/03/2017 às 17:40

Imagem

No Consultório do Rádio Live desta quarta-feira (29), a resiliência de pacientes que enfrentam as doenças de maneira positiva chegando até a superá-las.

Para falar sobre o assunto, Graça Araújo conversou com a oncologista Jussara Daher, a psicóloga Luciana Gropo e a advogada Juliane Oliveira, mãe de Felipe, de apenas 3 anos diagnosticado com câncer.

A psicóloga dá uma definição para resiliência. "É a capacidade de enfrentar as adversidades, os problemas, encontrando soluções adequadas e plausíveis à situação", explicou. "O indivíduo que é resiliente não deixa de sofrer (...) Porém, mesmo diante do sofrimento e das dificuldades ele vai olhar para aquela situação onde ele se encontra e vai encontrar alternativas mais adequadas de enfrentamento daquele problema", completou a psicóloga Luciana Gropo.

Segundo a oncologista, a pessoa que tem o poder da resiliência respondem melhor aos tratamentos. "Porque elas conseguem passar por toda dificuldade que um tratamento quimioterápico impõe e consegue, se não superar completamente, ela consegue chegar até mais à frente", garantiu a médica.

Confira todos os detalhes: