VIOLÊNCIA

Três reeducandos morrem durante nova rebelião na Funase de Vitória

No dia 24, uma fuga em massa da unidade da Funase de Vitória terminou com um interno morto.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/04/2017 às 20:00

Imagem

Uma rebelião deixou três mortos no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Funase em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul do Estado. De acordo com informações da Polícia Militar, os socioeducandos morreram asfixiados após o início da confusão provocada entre grupos rivais neste domingo (2).

Ainda segundo a PM, a rebelião teria começado por volta das 15h. Um dos grupos teria quebrado os cadeados que fecham os portões que dividem os blocos e invadido a área onde estava o grupo rival. Três jovens, que, de acordo com a polícia, fariam parte do grupo que foi atacado, morreram asfixiados após a queima de colchões e demais objetos no local.

No último dia 24, a mesma unidade Case de Vitória registrou a morte de outro socioeducando após uma rebelião e a fuga em massa de 33 internos. Um jovem foi assassinado a facadas e depois teve seu corpo carbonizado no momento do motim. No dia 20, outros 11 internos haviam fugido da unidade.

» Polícia recaptura oito internos da Funase de Vitória de Santo Antão
» Fuga de 11 internos gera tumulto na Funase de Vitória de Santo Antão

Situação crítica

Em Pernambuco, as unidades da Funase já contabilizam números assustadores de episódios violentos envolvendo os infratores apreendidos. Em menos de 15 dias, esse é o terceiro caso com morte em Cases e o quarto com fuga nas unidades que deveriam ressocializar os menores de idade que cometem algum tipo de infração criminal.

» Quatro menores fogem da Funase de Garanhuns

Revista

Após o motim, a Polícia Militar realizou uma revista nos corredores do Case e encontrou diversas armas brancas. A situação no local já foi controlada e os corpos dos internos foram recolhidos pelo Instituto de Medicina Legal (IML).