ABASTECIMENTO

Dias de abastecimento de água diminuem para quatro cidades da RMR

A Compesa anunciou que em Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu o abastecimento de água vai mudar de um dia com e três sem para um com e cinco sem

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 04/04/2017 às 16:36
Leitura:

Imagem

Os municípios de Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu vão ter o calendário de abastecimento de água alterado devido ao baixo volume da barragem de Botafogo, que abastece essas cidades.

Atualmente, os moradores têm um dia com água e três sem abastecimento. A partir desta terça-feira (4), passa a ser um dia com água para cinco sem. Para saber os dias em que os bairros serão abastecidos é só ligar no telefone 0800.081.0195 ou acessar o site www.compesa.com.br.

Imagem

O diretor técnico de engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, explica como vai funcionar esse novo esquema de abastecimento de água. “Essa necessidade se dá em função que a nossa oferta de água hoje está incompatível com a demanda. A gente vinha operando o sistema com cerca de 1.400 litros por segundo e fomos obrigados a reduzi-lo para cerca de 900 litros”, esclareceu. “A barragem de Botafogo se encontra com cerca de 11% de volume armazenado o que deixa a Compesa preocupada e em estado de atenção”, explicou.

Confira os detalhes no flash de Erick França:

Transposição

Para solucionar o déficit de abastecimento de água nessa região, a Compesa pretende realizar uma transposição do Rio Capibaribe para a barragem de Botafogo através do Rio Catucá que fica em Igarassu. O projeto está orçado em R$ 30 milhões e prevê a construção de quase 8 quilômetros de dutos.

A obra deve operar em regime de urgência, mas o Governo do Estado tentará os recursos com o governo Federal. Mais de 900 mil habitantes devem ser beneficiados com essa transposição.

Mais Lidas