Confira o que abre e fecha no Grande Recife no ferido de Tiradentes

Bancos e repartições públicas estão fechadas. Comércio e shoppings funcionam em horário especial durante feriado de Tiradentes

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 21/04/2017 às 9:12

Imagem

Nesta sexta-feira (21), é comemorado em todo o território nacional o feriado em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. No Recife, a data também é de folga e implica na mudança do funcionamento de vários serviços e órgãos públicos. Para não dar viagem perdida ou atrasar alguma atividade, confira o que abre e o que fecha na capital.

Comércio

Sexta-feira (21/04): funcionamento facultativo. Cattan, Atacado dos Presentes e Marisa e lojas âncoras da Avenida Conde da Boa Vista funcionam das 9h às 18h.

Shoppings RMR

Shopping Recife

Sexta-feira (21/04): todas as operações funcionam normalmente, das 12h às 21h.

Shopping Tacaruna

Sexta-feira (21/04): Hiper Bompreço, das 9h às 21h, Cinemas, das 12:30h às 22h, Alimentação e demais operações, das 12h às 21h.

Shopping Guararapes

Sexta-feira (21/04): todas as operações funcionam normalmente, das 9h às 22h.

Shopping Plaza

Sexta-feira (21/04): todas as operações funcionam normalmente, das 12h às 21h.

RioMar Shopping

Sexta-feira (21/04): todas as operações funcionam normalmente, das 12h às 21h.

Shopping Boa Vista

Sexta-feira (21/04): todas as operações funcionam normalmente, das 11h às 19h.

Paço Alfândega

Sexta-feira (21/04): todas as operações funcionam normalmente, das 11h às 20h.

Paulista North Way Shopping

Sexta-feira (21/04): todas as operações funcionam normalmente, das 12h às 21h.

Shopping Costa Dourada

Sexta-feira (21/04): todas as operações funcionam normalmente, das 10h às 22h.

Mercados e feiras

Em virtude do feriado de Tiradentes, a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que o funcionamento dos mercados públicos será alterado apenas na sexta-feira (21), funcionando das 6h às 13h. Nesse dia, o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores não funcionarão. Já no sábado (22), todos funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No domingo (23), os equipamentos funcionam no horário normal, das 6h às 13h. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as atividades nas unidades bancárias estarão suspensas nesta sexta-feira (21). As pessoas que tiverem contas ou boletos com vencimentos nessa data poderão realizar os pagamento na segunda-feira (24), sem qualquer prejuízo ou cobrança extra.

Violência contra a mulher

Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados na sexta-feira (21). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice Lispector, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 281 01 07.

Expresso Cidadão

De acordo com a Secretaria de Administração (SAD), não haverá expediente nas sete unidades que compõem o Programa Expresso Cidadão no Estado de Pernambuco nos próximos dias 21 (sexta-feira) e 22 (sábado), retornando as atividades somente na segunda-feira (24).

Saúde

As quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (24).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de InformaçõesEstratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.