NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Identidade de pernambucano alvo de milagre será revelada no Vaticano

Jovem, que pode ser homem ou mulher, tem hoje 16 anos e é tido como prova para canonização dos pastorzinhos de Fátima. Cidade dele também é segredo

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 22/04/2017 às 19:41

Imagem

Um milagre realizado em Pernambuco vai elevar dois dos três famosos pastorzinhos da aparição de Nossa Senhora de Fátima ao patamar de santos da Igreja Católica. A cura de uma criança pernambucana, há 10 anos, é a prova para a canonização de Francisco e Jacinta Marto no próximo dia 13 de maio, no Vaticano. A identidade do agraciado com o milagre também só será revelada neste dia.

A repórter Suellen Fernandes, da Rádio Jornal, acompanhou a expectativa da igreja no rito da canonização e na celebração do centenário de Nossa Senhora de Fátima, que tem forte ligação com o estado, neste mês de maio.

Entenda o caso

A identidade do jovem, nem a identificação, não é revelada por precaução dos religiosos em provocar tumulto. A história começa em 2007, quando essa criança, com seis anos de idade, caiu de uma altura de sete metros e sofreu um grave traumatismo cranio-encefálico. A equipe médica aguardava a morte da vítima ou uma sobrevivência seguida por graves sequelas.

A família da criança se apegou aos pastorzinhos que viram Nossa Senhora em Fátima (Portugual) para pedir ajuda para salvar o filho. O pequeno ficou curado, sem sequelas, e sem explicações científicas. Para a Igreja Católica, essa é a prova cabal que as duas crianças conseguiram o milagre e podem ser canonizadas.

A reportagem da Rádio Jornal conversou com o padre Laércio Lima, da paróquia de Nossa Senhora de Fátima em San Martin, no Recife. Para ele, o milagre é um grande relato da força da fé: "As duas crianças são apontadas pela familia como responsáveis pela cura do adolescente. O jovem agora vai testemunhar a cura no Vaticano", afirmou.

O processo de canonização está marcado para o próximo dia 13 de maio, em Roma, com o papa Francisco. De acordo com o padre Laércio Lima, antes da canonização acontece um grande processo de investigação até o reconhecimento da virtude, precisando de um milagre. "E esse milagre veio do Brasil", frisou.

Conheça a história de Nossa Senhora de Fátima

Imagem

A aparição da Virgem Maria no município de Fátima, cidade portuguesa, é um dos fatos católicos mais marcantes do século XX. A Virgem Maria teria aparecido para três crianças, três pastorzinhos, em uma gruta. As crianças, Francisco Marto (9 anos na época), a irmã dele, Jacinta Marto (7 anos) e a prima deles, Lúcia dos Santos (com 10) viram a mãe de Jesus em 13 de maio de 2017.

Nossa Senhora apareceu ainda outras cinco vezes, no mesmo local. Ela pediu que a humanidade rezasse o rosário (espécie de terço) e revelou três segredos para as crianças, em formas de visão.

Os segredos de Fátima ganharam o mundo. O primeiro e o segundo foram interpretados como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Já o terceiro foi apontado como o atentado ao papa João Paulo II, em 1981.

Francisco e Jacinta Marto faleceram poucos anos após a aparição da Virgem, foram beatificados em 2000 e serão canonizados (ganham o status de santos) no dia 13 de maio. Já Lúcia dos Santos foi tida como a guardiã dos segredos e faleceu em 2005, aos 97 anos, sendo beatificada três anos depois.

A devoção à Nossa Senhora de Fátima ganhou o mundo e ela é popular na Europa e em vários outros países, em especial no Brasil. Em Pernambuco, onde foi construída a primeira capela fora da Europa, são cinco paróquias dedicadas à santa. As festividades pelo centenário de Nossa Senhora de Fátima começam em maio com programação especial nas igrejas católicas de todo o planeta.