SAÚDE

Especialistas alertam para depressão e luto infantil

A psicóloga Priscila Bastos e o psiquiatra Marcelino Bandin falaram sobre os sintomas e a importância do diagnóstico da depressão nas crianças

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 25/04/2017 às 17:51

Imagem

Os jogos de internet e as séries de televisão capazes de alterar comportamentos e até provocar doenças e mortes de crianças e adolescentes foram os temas do Consultório do Rádio Livre desta terça-feira (25).

O Desafio da Baleia Azul, que leva crianças e adolescentes a praticarem uma série de atividades, inclusive automutilação e o suicídio, tem preocupado pais de todo o Brasil e do mundo.

Para falar sobre a depressão e o luto infantil, Graça Araújo recebeu a psicóloga Priscila Bastos e o psiquiatra Marcelino Bandin.

Doutor Marcelino diz que o desafio perigoso para os adolescentes "O Baleia Azul perde a característica do jogo porque ele não é uma coisa lúdica", destacou o psiquiatra. "Uma criança com sintomas depressivos, com autoestima baixa, compulsiva, que já vive muito na internet porque se isola do mundo, que não tem uma estruturação familiar boa, que não é bem supervisionada, ela é uma vítima em potencial. A supervisão é fundamental", alertou o psiquiatra.

Segundo a psicóloga, os pais já sabem do que se trata o desafio da Baleia Azul. "Acho que o primeiro passo de toda essa fiscalização é falar com as crianças de que isso está acontecendo", orientou a psicóloga.

Confira o programa completo e tire outras dúvidas: