SAÚDE

Ação no Parque 13 de Maio lembra Dia Nacional de Combate à Hipertensão

No Brasil, uma em cada três pessoas tem hipertensão. Enfermidade é principal causa das mortes por doenças cardiovasculares

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 26/04/2017 às 9:27

Imagem

No Dia Nacional de Combate à Hipertensão, doença silenciosa que atinge um em cada três brasileiros, a Sociedade Brasileira de Cardiologia seção Pernambuco, o Real Hospital Português e o Centro Médico Ermínio de Moraes oferecem medição de glicemia e aferição de pressão arterial de graça no Parque 13 de Maio, no Centro do Recife. Além do atendimento médico, especialistas também dão orientação nutricional para evitar ou tratar a doença.

De acordo com o coordenador do departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Pernambuco, Vanildo Guimarães, 60% das pessoas acima de 60 anos são hipertensão e esse número impacta de forma direta nas doenças cardiovasculares. "Das doenças que impactam na mortalidade cardiovascular, que é infarto e angina, a hipertensão corresponde a 50% de mortalidade nesse grupo de pessoas que possuem a patologia", diz. O cardiologista afirma ainda que é fundamental o acompanhamento médico, principalmente se existem fatores de risco, como obesidade, diabetes, sedentarismo e histórico familiar.

Cuidados com a saúde

As atividades esportivas, aulas de zumba e exercícios aeróbicos ao ar livre no Parque 13 de Maio seguem até às 10h. No Parque, também são oferecidas atividades físicas diárias.