MOBILIDADE

Escritório da Bicicleta pode agilizar Plano Diretor Cicloviário

Governo do Estado relançou nesta quarta-feira o Escritório da Bicicleta

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 26/04/2017 às 14:15

Imagem

Sonho antigo dos ciclistas, o Plano Diretor Cicloviário (PDC) da Região Metropolitana do Recife ainda não tem data ser totalmente entregue com 590 km de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas no Grande Recife. Nesta quarta-feira (26), representantes do Detran, Grande Recife, Ameciclo, Governo do Estado e representantes de 14 municípios participaram do relançamento do Escritório da Bicicleta.

O Escritório da Bicicleta é uma instância de gestão participativa que tem como proposta instituir reuniões a cada 30 dias para nortear as ações estratégicas do Plano Diretor Cicloviário do Estado, realizadas pelo programa Pedala Pernambuco.

A novidade é a participação da academia e da sociedade civil na construção das iniciativas como explica Jason Torres, gestor de ciclomobilidade da Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Entre as ações já executadas do plano cicloviário está a entrega do primeiro trecho do eixo cicloviário estruturador com 5 km, entre o Marco Zero e a Fábrica Tacaruna.

Entre as novidades divulgadas na primeira reunião do escritório da bike estão o lançamento de edital para segundo trecho PDC, para os próximos 15 dias. Ele vai ligar a Fábrica Tacaruna ao Varadouro em Olinda. O novo Bike PE, programa de compartilhamento de bicicletas, deve ser implantado agora no mês de maio.

Para a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), o Escritório da Bicicleta é fundamental para tirar o plano do papel. Pedro Luiz Santos, coordenador geral da Ameciclo, reclama da demora na execução do eixo cicloviário.