TRANSPORTE

Confira o esquema de funcionamento de ônibus e metrô para Greve Geral

Na Região Metropolitana no Recife, metrô e ônibus vão circular em esquema especial nos horários de pico, das 5h às 9h e das 16h às 20h

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 27/04/2017 às 8:54

Imagem

Metroviários e rodoviários do Recife e Região metropolitana aderiram à greve geral contrária às reformas trabalhistas e da previdência, que acontece na próxima sexta-feira (28). Apesar disso, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Grande Recife Consórcio de Transporte orientaram as categorias a operarem pelo menos nos horários de pico. Os ônibus devem circular com, no mínimo, 50% da frota, das 5h às 9h e das 16h às 20h, horário que também funcionarão as linhas Centro e Sul do metrô.

Nos horários de baixa demanda, os ônibus devem circular com 30% da frota. A determinação foi feita pelo Grande Recife, por meio de um ofício, que também afirma que o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) deve adotar as medidas que forem necessárias, inclusive legais, para garantir a oferta de transporte. Em entrevista ao blog De Olho no Trânsito, o presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira, declarou que fará o possível para atender à determinação do GRCT.

"Em primeiro lugar, quero alertar os rodoviários sobre o fato de a paralisação ser ilegal. Como prestadores de um serviço público essencial, eles não podem descumprir o que diz a lei e devem garantir, no mínimo, os 30% da frota. E, mesmo assim, teriam que comunicar essa paralisação com pelo menos 72 horas de antecedência", comentou. A CBTU se pronunciou por meio de uma nota.

Confira a íntegra da nota da CBTU

A CBTU Recife informa que na sexta-feira (28/04) as Linhas Centro e Sul do metrô funcionarão das 5h às 9h e das 16h às 20h, horários de pico do sistema. A Linha Diesel (VLT) não terá operação. A decisão foi tomada pela Superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de modo a minimizar os transtornos para os usuários devido à adesão do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco à Greve Geral. A partir do sábado, 29, a circulação de trens voltará ao habitual, das 5h às 23h.