ABASTECIMENTO

Obra em Tapacurá afeta abastecimento de Recife, Jaboatão e Camaragibe

Bairros do Recife e Região Metropolitana vão ficar sem água de amanhã até sexta. Pelo manos 36 mil pessoas serão afetadas pela obra no Sistema Tapacurá

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/05/2017 às 12:03

Imagem

A partir das 20h desta terça-feira (2), o Sistema Tapacurá será paralisado para realização de uma obra da Compesa para implantar melhorias no abastecimento de água de oito bairros e localidades das zonas Norte e Oeste do Recife, de Jaboatão dos Guararapes e de todo o município Camaragibe, na Região Metropolitana. Em função da parada, o fornecimento de água precisará ser suspenso, por 72 horas. Na cidade do Recife haverá um calendário especial de abastecimento de água nesse período.

O serviço faz parte das obras de setorização que irão modernizar e agregar novas tecnologias de medição de vazão e pressão no controle operacional, aumentando assim o combate e redução de perdas de água na rede de distribuição. O sistema atende mais de 36 mil pessoas na Iputinga, Monteiro, Apipucos, Dois Irmãos, Vila Felicidade, Novo Horizonte, Nova Morada e Conjunto Marcos Freire.

Rodízio

Para evitar que todas as áreas atendidas pelo Sistema Tapacura fiquem desabastecidas nos três dias consecutivos, a Compesa vai destinar água do sistema integrado Alto do Céu/ Pirapama para garantir a distribuição de água durante a paralisação em alguns bairros de Recife. No entanto, outros bairros do Recife, de Jaboatão dos Guararapes e a cidade de Camaragibe ficarão sem o fornecimento de água nos três dias seguidos porque são atendidos exclusivamente por Tapacurá, sem condições técnicas de receber água por outros sistemas. O abastecimento será retomado nas áreas afetadas, de forma gradativa, após a conclusão dos serviços na sexta-feira.

Bloqueio

A intervenção vai permitir a interligação de tubulações de grande diâmetro (700 mm e 900 mm) da rede e acontecerá no bairro da Iputinga, na Rua Terra Grande esquina com a Estrada do Barbalho – próximo ao Detran. As vias serão parcialmente interditadas (uma das faixas) para a execução da obra, e o desvio no trânsito deverão ser feitos nas próprias ruas, conforme sinalização e orientações da CTTU.