ABASTECIMENTO

Obra em Tapacurá afeta abastecimento de Recife, Jaboatão e Camaragibe

Bairros do Recife e Região Metropolitana vão ficar sem água de amanhã até sexta. Pelo manos 36 mil pessoas serão afetadas pela obra no Sistema Tapacurá

Rádio Jornal Rádio Jornal
Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/05/2017 às 12:03
Leitura:

Imagem

A partir das 20h desta terça-feira (2), o Sistema Tapacurá será paralisado para realização de uma obra da Compesa para implantar melhorias no abastecimento de água de oito bairros e localidades das zonas Norte e Oeste do Recife, de Jaboatão dos Guararapes e de todo o município Camaragibe, na Região Metropolitana. Em função da parada, o fornecimento de água precisará ser suspenso, por 72 horas. Na cidade do Recife haverá um calendário especial de abastecimento de água nesse período.

O serviço faz parte das obras de setorização que irão modernizar e agregar novas tecnologias de medição de vazão e pressão no controle operacional, aumentando assim o combate e redução de perdas de água na rede de distribuição. O sistema atende mais de 36 mil pessoas na Iputinga, Monteiro, Apipucos, Dois Irmãos, Vila Felicidade, Novo Horizonte, Nova Morada e Conjunto Marcos Freire.

Rodízio

Para evitar que todas as áreas atendidas pelo Sistema Tapacura fiquem desabastecidas nos três dias consecutivos, a Compesa vai destinar água do sistema integrado Alto do Céu/ Pirapama para garantir a distribuição de água durante a paralisação em alguns bairros de Recife. No entanto, outros bairros do Recife, de Jaboatão dos Guararapes e a cidade de Camaragibe ficarão sem o fornecimento de água nos três dias seguidos porque são atendidos exclusivamente por Tapacurá, sem condições técnicas de receber água por outros sistemas. O abastecimento será retomado nas áreas afetadas, de forma gradativa, após a conclusão dos serviços na sexta-feira.

Bloqueio

A intervenção vai permitir a interligação de tubulações de grande diâmetro (700 mm e 900 mm) da rede e acontecerá no bairro da Iputinga, na Rua Terra Grande esquina com a Estrada do Barbalho – próximo ao Detran. As vias serão parcialmente interditadas (uma das faixas) para a execução da obra, e o desvio no trânsito deverão ser feitos nas próprias ruas, conforme sinalização e orientações da CTTU.

Mais Lidas