MAIO AMARELO

Uso de celular ao volante é principal desafio da campanha Maio Amarelo

De acordo com o Detran-PE, o uso do celular ao volante é a principal causa de acidentes no Estado. Infração é gravíssima

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 01/05/2017 às 10:38

Imagem

Neste 1º de Maio é dada a largada para o mês mundial para a conscientização de pedestres e motoristas sobre os riscos de acidentes. O lançamento da campanha Maio Amarelo em Pernambuco é realizado no Parque da Jaqueira, no Zona Norte do Recife.

A campanha deste ano quer chamar atenção para o número alto de acidentes de trânsito, que deixou 39.317 vítimas em 2016. O assunto vem recebendo atenção do Governdo do Estado e, apesar de assustador, os índices caíram 20%.

Maio Amarelo

De acordo com o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, a parceria com a população é importantíssima para a redução dos números. "As ações que estamos fazendo com o apoio dos órgãos municipais de trânsito nos fizeram diminuir em 20% os acidentes em Pernambuco nos últimos dois anos e cinco meses. O reflexo disso é o desconto maior do IPVA e a diminuição do valor do seguro obrigatório DPVAT", diz.

Para Charles Ribeiro, se engana quem pensa que o uso de álcool é a maior causa de acidentes no Estado. "O principal é o manuseio de celular. O álcool representa o segundo ou o terceiro, se você analisar as regiões", diz. "É uma infração gravíssima. Se você tocar no celular dirigindo um veículo são 7 pontos na carteira e R$ 293,47 de multa", completa.

Ações educativas

Até o final do mês, a coordenação de trânsito do Detran promove ações para conscientizar motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Nesta segunda-feira (1º), a Turma do Fom-Fom está a postos para tirar as dúvidas de quem passa pelo Parque da Jaqueira.