TRÂNSITO

CTTU passa a multar por meio de videomonitoramento

O videomonitoramento vai ser utilizado em dez vias do Recife, que estarão sob vigilância 24 horas

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 02/05/2017 às 15:24

Imagem

Tem gente que ainda não sabe, mas a partir desta quarta-feira (3), Recife se junta a outras capitais como São Paulo, Aracaju, Fortaleza, Salvador e Cuiabá que utilizam o recurso de videomonitoramento para aplicar infrações de trânsito.

A novidade divide opiniões entre os condutores da capital pernambucana. “Eu tô sabendo agora. E vai ser melhor porque vai regularizar mais o trânsito, mas para quem não sabe vai ser bronca”, disse um motorista.

Já este está preocupado com uma questão bem presente na vida do recifense, a falta de segurança. “É uma medida estratégica, mas também eu acho errado porque se for num lugar de risco, para gente parar no sinal e ser assaltado (...) Às vezes a gente é obrigado a avançar o sinal por conta da insegurança”, apontou.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Fiscalização em dez trechos

Circulando pela cidade, alguns pontos em que o videomonitoramento vai funcionar placas alertam os motoristas. Elas vão multar veículos em estacionamento proibido, em local de passeio ou faixa de pedestre, conversão proibida, uso de motocicleta sem capacete, fila dupla e fechamento de cruzamento, com penalidade que variam entre R$ 130,16 a R$ 293,47 e mais pontuação entre 4 e 7 pontos na CNH.

Fabiano Ferraz, gerente geral de Operações e Fiscalização da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), explica que desde 2015 uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito permite o uso do recurso. No caso do Recife, os pontos escolhidos pela CTTU obedecem ao critério de maior incidência de acidentes. “Serão dez vias monitoradas 24 horas”, explicou.

Os equipamentos de videomonitoramento estão instalados na Avenida Recife, Av. Antônio de Góes, Av. Conselheiro Aguiar, Av. Norte em Dois Trechos, Av. Agamenon Magalhães, Av. Dois Rios e Av. Largo da Paz.