POLÍTICA

Nova fase da Lava Jato investiga repasses a funcionários da Petrobras

A 40ª fase da Lava Jato tem como alvo empresas suspeitas de esquema de repasses de empreiteiras para funcionários da Petrobras na obtenção de contratos

Rádio Jornal Rádio Jornal
Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 04/05/2017 às 7:51
Leitura:

Imagem

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã de desta quinta-feira (4), a 40ª fase da Lava Jato, chamada de Operação Asfixia. A ação tem como alvo empresas e seus respectivos sócios suspeitos de envolvimento em um esquema de repasses ilegais de empreiteiras para funcionários da Petrobras na obtenção de contratos.

De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva, dois de prisão temporária e cinco de condução coercitiva nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais.

O nome da fase (Asfixia) é uma referência à tentativa de cessar as fraudes e o desvio de recursos públicos em áreas da estatal destinadas à produção, distribuição e comercialização de gás combustível. Saiba mais na reportagem de Flávia Barros, enviada especial da Rádio Jornal à Curitiba:

Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, entre outros.

Segundo a PF, os presos deverão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. quando autorizados pelo juízo competente. Está prevista uma entrevista à imprensa, às 10h, no auditório da Polícia Federal, na capital paranaense.

Mandados judiciais

Os mandados estão sendo cumpridos nas seguintes cidades: Belo Horizonte, dois mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva; São Paulo, quatro mandados de busca e apreensão e um de condução coercitiva; Rio de Janeiro, sete de busca e apreensão, dois de prisão preventiva, dois de prisão temporária e um de condução coercitiva; Niterói, um mandado de busca e apreensão e um de condução coercitiva; e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, um mandado de busca e apreensão.

Mais Lidas