POLÍTICA

No Recife, Aliança Francesa recolhe votos para eleições da França

Mais de 800 franceses cadastrados no Consulado Geral da França no Recife votaram no segundo turno das eleições do país

Rádio Jornal Rádio Jornal
Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 06/05/2017 às 16:09
Leitura:

Imagem

Mais de 800 franceses cadastrados no Consulado Geral da França no Recife puderam votar no segundo turno das eleições presidenciais, neste sábado (6). Na capital pernambucana, os eleitores se dirigiram até a Aliança Francesa do Derby, na área central da cidade, e depositaram a cédula com o nome do escolhido para o maior posto do país.

O candidato centrista Emmanuel Macron e a candidata da extrema-direita Marine Le Pen disputam a preferência do eleitorado. O pleito já é considerado o mais importante em vinte anos. De um lado, Macron, ex-ministro das finanças e líder do Movimento En Marche, propõe a baixa de impostos, liberalização econômica e um parlamento com menos deputados.

Do outro, Le Pen, deputada do parlamento europeu e líder do partido de extrema-direita, tem posições conservadoras e promete fechar as fronteiras da França e abandonar o euro.

Confira os detalhes na reportagem de Erick França:

O secretário do Consul Francês para o Nordeste do Brasil, Jean Robert Yago, explica como funciona a votação na capital pernambucana.

Nas pesquisas de intenção de voto divulgadas nas vésperas da eleição, Macron está na frente com 60%. No primeiro turno, 192 franceses residentes no Recife. Destes, 34% votaram em Macron e cerca de 8% votaram em Le Pen. O resultado do segundo turno será conhecido nesta segunda-feira (8).

Mais Lidas