DOAÇÃO DE SANGUE

Após queda de 30% nas doações, Hemope está com estoques críticos

Feriados de abril e maio derrubaram a quantidade de doações. Hemope afirma que os estoques de todos os tipos sanguíneos estão deficitários

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 09/05/2017 às 12:10

Imagem

Entre os meses de abril e maio, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) registrou uma baixa de 30% no número de doadores de sangue. Os motivos são a greve dos funcionários do hemocentro e os feriadões registrados entre os dois meses.

No prédio sede do Hemope, o atendimento está normal, mas, com a chuva que cai no Recife, a procura é menor que o normal. A coordenadora do hemocentro, Ana Fausta, convida os doadores a retomar a rotina de solidariedade. "Hoje a gente está precisando de todos os tipos de sangue. Quem quiser doar, vai ser muio bem-vindo", diz.

Os pré-requisitos para doar sangue são ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas, estar se sentindo saudável e ter dormido bem. É fundamental levar um documento oficial de identificação com foto.

Doações

O atendimento no Hemope é realizado de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30. O doar pode comparecer diretamente no hemocentro, que fica Rua Joaquim Nabuco, 171, Graças, próximo ao Hospital da Restauração. A doação também pode ser agendada pelo 0800 081 1535.