REFORMA POLÍTICA

É preciso acabar com a farra da criação de partidos, diz Betinho Gomes

O deputado federal Betinho Gomes é o relator de uma PEC para Reforma Política na Comissão de Constituição e Justiça na Câmara dos Deputados

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 09/05/2017 às 11:09

Imagem

Uma Proposta de Emenda à Constituição está em tramitação na Câmara dos Deputados para a Reforma Política. O relator da PEC 282 é o deputado federal Betinho Gomes (PSDB). Ele afirma que o projeto tem quatro objetivos principais: criação de uma cláusula de desempenho, fim das coligações proporcionais, novas regras de fidelidade partidária e criação de federações partidárias. De acordo com o parlamentar, a proposta deve acabar com o que chama de “farra da criação de partidos no Brasil”. Caso seja aprovada, o parlamento poderia contar com apenas 11 siglas. Ouça a entrevista:

Fundo partidário

Para o deputado Betinho Gomes, muitos partidos estão sendo constituídos com o objetivo de ter acesso ao Fundo Partidário. “Obviamente que se não tivesse estímulo, muitos partidos não existiriam”, diz. O parlamentar acredita que com a PEC 282 aprovada vai haver o desestímulo à criação de novos partidos políticos, dando solidez ao que já existem.