SAÚDE

Vídeo mostra superlotação da Emergência Pediátrica do Barão de Lucena

Gravado na noite de ontem no Hospital Barão de Lucena, um vídeo mostra a situação complicada do atendimento no local

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 10/05/2017 às 22:41

Imagem

Um vídeo filmado no Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, na noite de ontem (09) mostra a superlotação da Emergência e UTI Pediátrica do local. As imagens registraram salas que receberam pacientes além da capacidade. O vídeo mostra também uma pessoa dormindo no chão do hospital sobre um cobertor. De acordo com a funcionária uma mães aguardava de pé com a filha doente a espera de uma cadeira para a criança receber os devidos atendimentos.

Confira o vídeo abaixo:

Esclarecimento

A reportagem da Rádio Jornal entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, em nota o órgão esclareceu a situação. Leia na íntegra.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reconhece a grande demanda na emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena, uma das principais referências neste tipo de atendimento em Pernambuco. Como conta com portas abertas e atende a todos os pacientes que dão entrada, é procurada por moradores de diversas cidades da Região Metropolitana e Interior.

Com o intuito de diminuir essa demanda, o Estado tem trabalhado para fortalecer a rede de pediatria em Pernambuco. Esse trabalho inclui reformas estruturais e reforço no número de profissionais. Desde o ano passado, um total de 69 pediatras foram convocados do concurso público para médicos promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para compor a rede pública de saúde de Pernambuco.

Esse esforço ainda engloba a ampliação e descentralização dos leitos de UTI Pediátrica. No Hospital Otávio de Freitas, o número de vagas está sendo ampliada. A unidade, que contava com dez leitos em 2016, hoje dispõe de 19 leitos. Importante ressaltar que essa ampliação é constante. Até 2010, a rede estadual contava com 204 leitos pediátricos. Atualmente, são 524 leitos. Ou seja, só nos últimos seis anos, esse aumento foi de mais de 156%. Em relação à Terapia Intensiva, o aumento foi de 52%, subindo de 78 leitos de UTI pediátrica, em 2010, para 118, atualmente.

Por fim, a SES informa que o Barão de Lucena tem recebido constante atenção do Governo do Estado. Desde 2012, uma série de investimentos foram realizados na unidade, incluindo, entre eles, reforma da UTI e do bloco cirúrgico. Em 2014, o HBL ainda ganhou uma nova emergência pediátrica, totalmente renovada e qualificada.”