POLÍTICA

"Não houve vencedor ou vencido", diz especialista sobre Lula X Moro

Para Antônio Lavareda, não dá para avaliar se Lula subiu ou caiu nas pesquisas após depoimento ao juiz Sérgio Moro.

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 12/05/2017 às 10:38

Imagem

O cientista político Antônio Lavareda acredita que as mais de cinco horas de depoimento do ex-presidente Luiz Inácio da Lula da Silva (PT) ao juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira (10), em Curitiba (PR), não irão impactar as intenções de voto do petista na sucessão presidencial de 2018. "Eu diria então que não houve vencedor ou vencido. É difícil avaliar se Lula perdeu voto", declarou Lavareda em entrevista ao programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal, nesta sexta (12).

Eleitorado fiel

De acordo com o cientista político, o petista tem eleitorado fiel e fez um depoimento pensando em falar à sociedade: "ele deve ter mantido as intenções de voto. Ele fez política, fez retórica, falando para a sociedade. Ele não falou só ao juiz. Ele estava preocupado com a imagem dele", afirmou.

Lavareda ainda lembrou que nãos e tem certeza se Lula poderá mesmo se candidatar a presidente no pleito do ano que vem. Ele acredita na condenação do petista na primeira instância: "É bem provável que ele seja condenado pelo juiz Sérgio Moro. É uma questão de tempo", disse.

Ele ainda falou da persistência do "lulismo": "A resiliência, a capacidade de resistência, de permanência dessas intenções de voto do ex-presidente deve ser explicado desse eleitorado dele, de esquerda brasileira". Sobre o PSDB, principal rival de Lula e do PT, Antônio Lavareda diz que os principais nomes do partido, como o senador Aécio Neves (MG) saem fortemente feridos.