CORRUPÇÃO

PF investiga esquema em frigoríficos com mandado em Pernambuco

Operação Lucas, da Polícia Federal, investiga esquema de corrupção envolvendo frigoríficos e Ministério da Agricultura. Foram feitas buscas em Boa Viagem

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 16/05/2017 às 8:24

Imagem

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (16) uma operação que investiga um esquema de corrupção envolvendo o Ministério da Agricultura e frigoríficos. A ação ocorre em cinco estados: Tocantins, Pará, Maranhão, São Paulo,Brasília e Pernambuco. No estado, há um mandado de busca e apreensão e condução coercitiva (quando uma pessoa é levada a depor) no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife.

As investigações apontam que o esquema criminoso movimentou cerca de R$ 3 milhões entre 2010 a 2016.Ao todo, cerca de 120 agentes da Polícia Federal cumprem 10 mandados de prisão temporária, 16 de condução coercitiva e 36 de busca e apreensão em todo o país.

PF em Boa Viagem

Em Pernambuco, foi expedido um mandado de busca e apreensão e um de condução coercitiva. De acordo com o chefe de comunicação da Polícia Federal no estado, Giovanne Santoro, o alvo é um empresário em Boa Viagem, que não estava na residência no momento da operação. Santoro explica que o suspeito deverá ir posteriormente prestar depoimento.

A Operação Lucas ganhou esse nome devido a uma passagem bíblica que diz “não peçais mais do que o que vos está ordenado”. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, cujas penas podem chegar a 12 anos de prisão. A operação de hoje não está relacionado à Carne Fraca, deflagrada pela PF em março, que desnudou um esquema envolvendo empresas como JBS/Friboi e BRF/Sadia.