CRIME AMBIENTAL

Cipoma prende 70 homens em "torneio" de cantos de pássaros silvestres

O torneio era realizado na quadra de uma escola infantil em Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, com cerca de 200 pássaros silvestres

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 17/05/2017 às 16:49

Imagem

A quadra de uma escola infantil em Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foi utilizada na manhã desta quarta-feira (17) para um torneio de cantos de pássaros silvestres. A prática é ilegal prevista em lei.

Pelo menos 150 homens participavam da prática na quadra localizada na Rua Monte dos Guararapes, quando policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) flagraram a prática.

No local, cerca de 200 pássaros conhecidos por “Papa Capim”, “Coleiro” e mistura das duas espécies foram encontrados. Durante a fiscalização ambiental do Cipoma, 70 homens foram encaminhados à Delegacia de Prazeres.

Entre eles, um foragido da justiça, com mandado de prisão em aberto por estelionato. Mesmo a competição realizada em ambiente escolar, o comandante do primeiro Cipoma, Wolney Pereira, afirma que o dono do espaço poderia não ter conhecimento da prática.

Confira os detalhes na reportagem de Suellen Fernandes:

Imagem

As gaiolas e pássaros foram encaminhados para o centro de triagem da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na capital pernambucana. Os animais vão passar por análise de veterinários, serão colocados em quarentena até serem libertos.

Quanto aos detidos, se condenados, poderão pagar multa de até R$ 500 e cumprir pena de seis meses a um ano de prisão.