NOVA CRISE

Michel Temer chama gravações de clandestinas e critica Joesley Batista

Em novo pronunciamento feito na tarde deste sábado (20), Michel Temer voltou a se defender e disse que Joesley Batista "cometeu o crime perfeito"

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 20/05/2017 às 14:24

Imagem

O presidente Michel Temer voltou a falar em pronunciamento nacional na tarde deste sábado (20), novamente chamou os áudios em que aparece em negociações fraudulentas de clandestinos e disse que entrará com petição no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender inquérito.

“Estamos entrando com petição no Supremo Tribunal Federal para suspender o inquérito proposto até que seja verificada em definitivo a autenticidade da gravação clandestina”, disse Michel Temer.

Michel Temer criticou Joesley Batista, diretor da JBS e responsável pelas gravações. Ele disse que há uma fraude na gravação e que nem tudo que foi conversado aparece nos áudios.

Ele se referiu a uma matéria do jornal Folha de São Paulo em que uma perícia constatou que os áudios da conversa entre ele e Joesley Batista teriam sofrido edição. “Essa gravação clandestina foi manipulada e adulterada com objetivos nitidamente subterrâneos. Incluída no inquérito sem a devida e adequada averiguação levou muitas pessoas ao engano induzido e trouxe grave crise ao Brasil”, falou o presidente, dizendo que

E chamou o empresário de mentiroso. “Há muitas mentiras espalhadas em seu depoimento”, disse. “Ou seja, houve falso testemunho à Justiça”, completou.

Crime perfeito

Em tom irritado e irônico, o presidente Michel Temer criticou Joesley Batista. “O autor do grampo está livre e solto, passeando pelas ruas de Nova York”, comentou. “Ele não passou nem um dia na cadeia, não foi preso, julgado, punido e pelo jeito não será. Cometeu, digamos assim, o crime perfeito”, apontou.

Segundo Michel Temer, Joesley Batista ainda especulou contra a moeda nacional. “Antes de entregar a gravação, comprou 1 bilhão de dólares porque sabia que isso provocaria o caos no câmbio”, explicou. “Por outro lado, sabendo que a divulgação da gravação também reduziria o valor das ações da sua empresa as vendeu antes da queda da bolsa”, completou, dizendo que o fato já está sendo apurado pela Comissão de Valores Imobiliários.

“A JBS lucrou milhões e milhões de dólares em menos de 24 horas”, denunciou, falando ainda que o empresário teve vários empréstimos junto ao BNDES. “Prejudicou o Brasil, enganou os brasileiros e agora vive nos Estados Unidos”, falou.

Segundo Temer, o país já havia se recuperado da crise até o momento em que as gravações foram divulgadas. “O Brasil, que já tinha saído da mais crise econômica da sua história, vive agora, sou obrigado a reconhecer, dias de incerteza”, avaliou.

Confira os detalhes no depoimento:

Silêncio de Cunha

Sobre a denúncia de que teria compactuado com o pagamento de propina para que Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, se mantivesse calado, voltou a negar. “Não existe isso na gravação. Mesmo tendo sido ela adulterada e não existe porque não comprei o silêncio de ninguém”, afirmou. “Não obstrui a justiça e não fiz nada contra a ação do judiciário”, continuou.