CRISE POLÍTICA

Michel Temer troca ministro da Justiça pelo ministro da Transparência

Torquato Jardim assume Justiça no lugar de Osmar Serraglio que vai substituí-lo na pasta da Transparência. Deputado "da mala" segue com foro

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 28/05/2017 às 18:47

Imagem

Com informações da Agência Brasil

O presidente Michel Temer decidiu neste domingo (28) trocar o comando dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Transparência. Osmar Serraglio, que estava na Justiça desde março, assumirá a Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), trocando de lugar com Torquato Jardim.

A saída de Serraglio foi anunciada pouco antes das 15h, por meio de nota, pela assessoria do Palácio do Planalto. Por volta das 16h30, assessores confirmaram que a mudança se trata, na verdade, de uma troca entre os titulares dos dois ministérios. O motivo da mudança não foi divulgado pelo governo.

O correspondente da Rádio Jornal em Brasília, Romoaldo de Souza, trouxe a informação em primeira mão no início da tarde, antes do anúncio de que Osmar Serraglio vai continuar como ministro. O especulado é que Serraglio retornaria para o mandato de deputado federal pelo PMDB-PR, devolvendo Rodrigo Rocha Loures para a suplência.

Loures é o deputado que foi flagrado levando uma mala de dinheiro recebido de propina via JBS. De acordo com o empresário Joesley Batista, dono da JBS, Loures seria emissário do presidente Michel Temer, que também foi grampeado pelo empresário gerando a maior crise política do governo até aqui. Como vai continuar deputado federal, Rocha Loures segue com foro privilegiado.

O governo Temer vive momentos de agonia desde o dia 17 de maio quando começou a ser divulgado o teor da delação do grupo JBS/Friboi. O presidente passou a ser investigado a pedido do Ministério Público Federal e já é alvo de 14 pedidos de impeachment, um deles da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Temer, no entanto, já afirmou mais de uma vez que não renuncia o cargo.

"Não renunciarei. Sei da correção dos meus atos", afirma Michel Temer

"Melhor gesto é a renúncia", diz vice-governador sobre Michel Temer

Leia a íntegra da nota do Palácio do Planalto divulgada neste domingo:

O Presidente da República decidiu, na tarde de hoje, nomear para o Ministério da Justiça e Segurança Pública o Professor Torquato Jardim. Ao anunciar o nome do novo Ministro, o Presidente Michel Temer agradece o empenho e o trabalho realizado pelo Deputado Osmar Serraglio à frente do Ministério, com cuja colaboração tenciona contar a partir de agora em outras atividades em favor do Brasil.