INSATISFAÇÃO

Taxistas realizam carreata contra aplicativos de transporte

Taxistas da Região Metropolitana do Recife realizam uma carreata contra os motoristas de empresas de aplicativos de transporte, como a Uber

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 19/06/2017 às 6:09

Imagem

Um grupo de taxistas da Região Metropolitana do Recife realiza nesta segunda-feira (19) uma carreata contra os motoristas que trabalham para empresas de aplicativos de transporte, como é o caso da Uber. Os taxistas estão concentrados na Avenida Agamenon Magalhães em frente ao Classic Hall, em Olinda, e o trânsito já é complicado na via.

Os carros vão seguir pela Avenida Agamenon Magalhães até o Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra, na área central do Recife. Este será o segundo protesto promovido pela categoria em 2017.

O objetivo é chamar atenção da justiça que mantém uma liminar permitindo a circulação de motoristas de aplicativos de transporte individual de passageiros. Aquiles Albuquerque, advogado da Frentaxi, responsável pela organização do protesto, pede que o juiz da 7ª Vara da Fazenda do Recife se sensibilize com a situação dos taxistas. "Talvez o magistrado não tenha percebido a abrangência da permissão que foi concedida ao aplicativo Uber", disse.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

"Bagunçando o sistema"

A liminar que permite a circulação de motoristas por aplicativos como o Uber é um dos temas atacados pela mobilização. Representantes de sindicatos de taxistas e advogados responsáveis pela classe, criticaram a decisão e levantaram esta bandeira em meio a movimentação.

Confira a reportagem de Jonathan Monteiro:

Projeto

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Everaldo Menezes, explicou que não vai participar do ato, já que aguarda a votação no Senado do texto-base do projeto de lei que promete regulamentar os aplicativos de transporte.

Confira os detalhes na reportagem de Marcela Maranhão:

Durante entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, o deputado federal e relator do projeto, Daniel Coelho, argumentou que as emendas apresentadas pelo Partido dos Trabalhadores descaracterizam o projeto de lei que, segundo ele, não deve passar no Senado.

Em abril, quando o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, a Uber se manifestou publicamente por meio de nota. Para a empresa, o texto pretende transformar os serviços prestados pelos motoristas parceiros, em sistemas convencionais de táxi.

Situação de momento

A repórter Clarissa Siqueira está no Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra, local de destino do protesto dos taxistas. Ao longo da programação, a situação de momento foi estabelecida. Clarissa também esteve na sede do Sindicato dos Taxistas.